Entenda como o cenário automotivo brasileiro vem se recuperando 1u6d4y
Novembro de 2023 marcou um aumento significativo no mercado automotivo brasileiro. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos novos apresentaram um crescimento de 4,3% em comparação ao mesmo período do ano ado. Este aumento reflete uma tendência positiva no setor, apesar dos desafios econômicos enfrentados pelo país.
No mês de novembro, foram comercializadas 212,6 mil unidades, abrangendo carros de eio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Comparativamente, houve uma queda de 2,4% em relação a outubro, justificada, em parte, pelo calendário com menos dias úteis e a presença de feriados nacionais. Ainda assim, o ritmo diário de vendas se manteve elevado, com uma média de 10,6 mil veículos por dia.
O ano de 2023 tem sido um ano de recuperação gradual para o mercado de veículos. A Fenabrave aponta um crescimento acumulado de 9,1% desde o início do ano, com mais de 2 milhões de unidades vendidas. Contudo, este número continua abaixo do patamar anterior à pandemia e da crise de componentes eletrônicos, que afetou a disponibilidade de veículos nas concessionárias. Durante a pandemia, muitos concessionários suspenderam suas atividades, não havendo a necessidade de continuar produzindo, contando apenas com estoque em lojas e nos pátios conforme a Anfavea estimava ser suficiente na época.
Existem vários fatores que impulsionam e favorecem o crescimento dessas vendas. O presidente da Fenabrave, José Mauricio Andreta Júnior, mencionou melhorias relacionadas ao ambiente de crédito para os veículos, com taxas de juros mais íveis e condições de financiamento mais favoráveis à população. Além disso, a redução do desemprego no país pode ter sido fator importante ao incentivo na retomada do mercado automotivo.
Para os proprietários de veículos, é essencial estar atento aos custos associados, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento do IPVA é um compromisso anual e varia de estado para estado no Brasil, ou seja, com uma alíquota também variável que tem relação direta com o desempenho nacional no setor automotivo.
Em Goiás, por exemplo, as alíquotas não tiveram alteração do ano de 2022 para o de 2023, sendo elas de 1,25% utilizados no transporte coletivo de ageiros e de carga, 3% para motocicletas com potência até 100 cv (cavalos), 3,45% para veículos utilitários e de 3,75% para veículo terrestre de eio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.
Desta forma, os proprietários de veículos devem consultar anualmente essas alterações, para que possam se programar financeiramente casa haja uma previsão de aumento nas taxas. Da mesma maneira, é necessário estar atendo às datas e formas de pagamento disponibilizadas pelo Detran local ou pela Secretaria da Fazenda.
Sendo assim, ao olharmos para o futuro, a Fenabrave estima um aumento marginal nas vendas de veículos para 2024. Espera-se que os licenciamentos de veículos novos cresçam 0,1% em comparação a 2023, atingindo 2,105 milhões de unidades. Este crescimento, embora pequeno, sinaliza uma continuidade na recuperação do setor. Portanto, é mais um ponto de atenção aos proprietários de veículos que necessitam pagar o IPVA 2024 GO, assim como nos demais estados.